Descrever paradigmas e por que os paradigmas podem ser diferentes de uma pessoa para outra.

Dinâmica das lentes dos óculos embaçadas. Alunos voluntários descreverão a experiência de utilizar óculos de lentes embaçadas.
Reflexão em turma:
a) As lentes sujas dos óculos podem afetar nossa percepção e visão física de objetos, espaços, etc?
b) Qual a relação desta dinâmica com nossos paradigmas, ou seja, nossa maneira de ver o mundo?
Um paradigma é um mapa mental ou uma forma de vermos o mundo.

MOMENTO 5 (15 min).
Dinâmica da associação de palavras. Divisão em grupos de 3 ou 4 integrantes. Distribuição de folhas em branco para cada estudante. Quando uma palavra for lida em voz alta, os alunos devem descrever a primeira palavra ou frase que lhes vier à mente e que julguem ter algo a ver com a palavra ouvida. Um aluno lerá as palavras do slide:

Agora, no grupo, os estudantes irão compartilhar, comparar e contrastar as respostas.
Perguntas do professor aos grupos:
a) Quantas respostas vocês tiveram em comum?
b) Porque algumas de nossas respostas podem ser iguais e outras diferentes?
Retomada, pelo professor, do conceito de paradigma a partir das dinâmicas realizadas.
MOMENTO 6 (5 min)
Avisos.
a) Matriz de avaliação de Valores e Ética
b) Happy School (6º e 7º ano será na sexta, dia 17/05).