Conteúdo do curso
23/04/2024
0/1
6° Ano
Sobre a Aula

Retomada de conceitos: paradigmas, pensamento crítico. Tema da aula: o impacto de uma mentalidade de crescimento. Encorajando outros a ter uma mentalidade de crescimento. Mentalidade de crescimento x mentalidade fixa.

MOMENTO 3. Vídeo. Show do Max e da Holly: “Escolha o crescimento”.

MOMENTO 4. Dinâmica do AINDA.

Eu não entendo isso… AINDA! Eu não consigo fazer isso… AINDA! Eu não consigo… AINDA! Não sou bom nisso… AINDA! Isso não faz sentido… AINDA!

MOMENTO 5. Atividade nas páginas 34 e 35 do Livro do Aluno.

MOMENTO 6. Correção da Atividade. Compartilhamentos.

Tarefa de casa (para o dia 11/06)

  1. Assista ao vídeo (está no link abaixo, em nuvem Google Drive do professor), cujo título é “Não há limites” e responda, na sequência, em seu caderno, aos itens:

https://drive.google.com/file/d/1gObtrgQm4k_pQHTj9kYuDLOU5iaD8gcz/view?usp=drive_link

a) De acordo com o que aprendemos em sala e o vídeo assistido, como aceitar as etiquetas e os rótulos negativos estão relacionados a uma mentalidade fixa?
b) Em oposição à “mentalidade fixa”, podemos ter a “mentalidade de crescimento”. O que é mentalidade de crescimento?
c) Segundo o vídeo, o que faz a “rede de saliência” em nosso cérebro?
d) É possível substituirmos etiquetas e rótulos negativos por outros que sejam positivos e nos levem a ter uma mentalidade de crescimento? Explique.
e) Agora, aplique esse princípio da mentalidade de crescimento na sua vida. Construa três frases com verbos positivos e coisas que você deseja realizar ou obter. Exemplos: Eu irei aprender alemão. Eu posso entender toda a matéria. Eu consigo ser um bom filho.

2. Assista ao vídeo acima sobre Thomas Alva Edison e responda, na sequência, em seu caderno, ao que se pede:

 

a) As invenções de Thomas Alva Edison são resultado de uma mentalidade fixa ou de crescimento? Explique.

b) A seguinte frase é atribuída a Thomas Alva Edison quando ele falou sobre o processo de inventar a lâmpada: “Eu não falhei. Eu encontrei 10.000 maneiras que não funcionam”. Explique o que você entende dessa frase e como pode aplicar a mesma ideia contida nela para sua vida e seus desafios pessoais.