a) Assista ao vídeo de nossa turma nas Dinâmicas das lentes dos óculos embaçadas e de associação de palavras:
Responda no caderno: mesmo em conceitos comuns aos estudantes, como “escola”, “família”, “amigos”, houve muitas diferenças nas associações imediatas feitas na Tempestade de Ideias (Brainstorming). Por que isso acontece?
b) Vamos praticar a Tempestade de Ideias. Você deve escolher uma das frases abaixo:
1 – A hora do almoço é divertida.
2 – O futebol é o melhor esporte.
3 – As mídias sociais melhoram a comunicação.
4 – O uso de uniforme escolar deve ser obrigatório.
Na página 28 do Livro do Aluno, você deve escrever a frase escolhida no círculo central. Nos círculos ao redor, coloque as ideias e percepções que lhe vêm assim que você pensa nessa frase.
c) Na página 29 do Livro do Aluno, você deve escrever a mesma frase no círculo central dessa página, mas agora irá perguntar para outra pessoa – de preferência que tenha uma idade diferente da sua – quais são as ideias e percepções que ela tem de imediato quando pensa na mesma frase.
d) Também na página 29 do Livro do Aluno, responda ao item “c”. O que você notou entre a sua Tempestade de Ideias, registrada na página 28 do Livro, e a Tempestade de Ideias feita com outra pessoa e registrada na página 29? Há muitas diferenças de paradigmas (modos de ver o cenário escolhido)? Quais são?